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Mostra Grupo Dziga Vertov

Jean-Pierre Gorin é conhecido pela sua parceria com Jean-Luc Godard nos anos 60 e 70. Eles dirigiram juntos seis filmes, quatro deles com vários esquerdistas revolucionários da época, em proposta de trabalho colaborativo, sob o nome de grupo Dziga Vertov, uma homenagem ao cineasta russo, para fazer oposição não apenas a Hollywood, mas também à tradição de Eisenstein. O primeiro filme dessa parceria é "Vento do Leste" (1969), um western feito na Itália com as participações de Gian Maria Volonté, como ator, e de Daniel Cohn-Bendit, como roteirista, além de uma aparição de Glauber Rocha. Parte do filme mostra várias pessoas reunidas em local ermo refletindo sobre o que é fazer cinema e, como era a preocupação do grupo, sobre o que é fazer cinema politicamente.

Os outros três filmes do grupo são "Lotte in Italia" (1969), "Vladimir et Rosa" (1971) e "Jusqu'à la Victoire" (1970), que ficou inacabado. Não mais com o nome Dziga Vertov, Godard e Gorin dirigiram, em 1972, "Tout Va Bien", com Yves Montand e Jane Fonda, e "Letter to Jane", uma cáustica leitura de uma foto de Jane Fonda no Vietnã. O filme mereceu a atenção de Susan Sontag em seu famoso ensaio "Sobre a Fotografia" (reeditado recentemente pela Cia. das Letras), apresentado como uma lição de decifração de um enquadramento aparentemente inocente.

Gorin conheceu Godard por volta de 1965 quando era editor de literatura do "Le Monde" e um dos criadores do suplemento "Le Monde des Livres". Ele havia estudado filosofia e participado dos seminários de Louis Althusser, de Jacques Lacan e Michel Foucault. Era um eminente participante da nova geração da esquerda francesa que iria culminar na revolução de Maio de 1968 e representava uma força inovadora para os pensamentos de Godard na época, tanto que foi um de seus confidentes e conselheiros em "A Chinesa" (1967) e "Le Gai Savoir" (1968), filmes anteriores aos do Dziga Vertov. Desde 1975, Jean-Pierre Gorin é professor do departamento de artes visuais da Universidade da Califórnia, em San Diego, sem deixar de dirigir, escrever e produzir filmes.


Jane de Almeida
Texto publicado originalmente na Folha de São Paulo, Caderno Mais!, edição de 20/06/2004.