Você é famoso por sua expressão apaixonada no ato 1.  
Comenta-se a luz de esperança que brilha em seus olhos.  
Como consegue, conhecendo o horrível desenlace do quinto ato? – pergunta a entrevistadora. 
No primeiro ato ainda não sei – responde o tenor. 
Já interpretou essa peça 84 vezes! Deveria conhecer seu final trágico. 
Sim, mas não no primeiro ato. 
Mas você não é tolo. 
Não, creio que não – diz o cantor. 
Mas às 20:10, no ato 1, você deve saber o que vai acontecer às 22:30, no quinto ato. Deve saber por causa das outras apresentações. 
Sim. 
Como consegue então essa "luz" de esperança? 
No primeiro ato ainda não posso conhecer o quinto – insiste o cantor. 
A ópera poderia ter outro final? – pergunta a entrevistadora. 
Claro. 
Mas não teve outro final em 84 apresentações! 
Mas poderia acabar bem! – responde o cantor.



2008
Ciclo de Cinema Alexander Kluge: o quinto ato e palestra com José Carlos Avellar sobre Alexander Kluge no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, de 25 de março a 13 de abril de 2008.
Clique aqui para saber mais...


2007

C
iclo de Cinema e debate sobre a obra do cineasta alemão Alexander Kluge com a projeção de sua filmografia completa de longa-metragens (vários inéditos no Brasil) e programas de televisão.
Quando: 26 de setembro a 07 de outubro de 2007 em São Paulo
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB - São Paulo)


Alexander Kluge não é apenas um diretor de filmes, mas um dos mais importantes pensadores alemães. A mostra exibiu sua filmografia completa de longa-metragens, apresentando vários filmes inéditos no Brasil, além de curtas e de seus programas de televisão, 10 vor 11, Prime Time e News & Stories, com entrevistas com Jean-Luc Godard, Susan Sontag, entre outras.

Também foi exibido no dia 29 de setembro de 2007 (sábado) às 18h o documentário inédito Alexander Kluge: o quinto ato. Uma conversa com Bruno Fischli, que foi realizado especialmente para a mostra no Festival de Cinema de Veneza de 2007.


mídia

O cineasta Alexander Kluge ganha retrospectiva completa em São Paulo e livro sobre sua obra

Arquivo "Heiner Müller e Alexander Kluge", organizado por Rainer Stollmann na Universidade Cornell
Alexander Kluge recebeu o mais renomado prêmio literário da Alemanha
Universidade de Princeton inaugura o Arquivo Alexander Kluge
"O cinema ainda nos surpreenderá", texto sobre Kluge publicado no Jornal da Mostra de Cinema, 2007


Livro Alexander Kluge: O quinto ato (Cosac Naify)
D
urante a mostra foi lançado o livro Alexander Kluge: o quinto ato (editora Cosac Naify) com 11 ensaios do livro Histórias do Cinema (Geschichten vom Kino), lançado em 2007 pela editora Suhrkamp: O programa dos cinemas em dezembro de 1917, em São Petersburgo e em Moscou, Uma observação de Walter Benjamin, As três máquinas que constituem o cinema, No limiar entre a história do cinema e a televisão, O que nunca foi filmado critica o que foi filmado, Russian Endings / American Endings, Trazer o mundo ao mundo, Uma ducha de luz, Algo secundário que, se fosse algo principal, teria sido realmente bem sucedido, Novas chances para o cinema, O caráter multiforme da evolução, os artigos Reinventando o Nickelodeon: notas sobre Kluge e o primeiro cinema (publicado originalmente na Revista October, MIT Press), da crítica de cinema e professora da Universidade de Chicago Miriam Hansen, Kluge e a televisão, do professor de cinema na USP Arlindo Machado, A realidade não é realista. Alexander Kluge, o cinema europeu e alemão e Fantasia prática: facts and fakes, do pesquisador da obra de Alexander Kluge e professor de História da Cultura na Universidade de Bremen , Rainer Stollmann, além da filmografia, sinopses e apresentação da organizadora Jane de Almeida.

A mostra contou também com as palestras, no CCBB de São Paulo, de Rainer Stollmann e Arlindo Machado, que falaram sobre o As imagens de Alexander Kluge.

Contato | ©2007 witz produções e edições